segunda-feira, 21 de julho de 2008

The National @Centro Cultural Vila Flor


Dia 18 de Julho de 2008. A tarde tinha sido quente. 38º C era quanto marcava quando, ao final da tarde, fui buscar os meus amigos à estação. A noite era de Verão. O ar pesado. Os corpos quentes. A multidão que não abarrotava mas também não escasseava, preenchia o relvado do jardim do Centro Cultural Vila Flor (em Guimarães). Atrás, o monte da Nossa Senhora da Penha estendia-se imponente, iluminado pela Lua (quase?) cheia. O cenário estava montado...

Três noites, três bandas, um festival. Era este o plano deste ano do Festival Manta, que tem decorrido no mesmo local desde há uns anos, tendo sido nas edições anteriores um festival gratuito. Mas o mercado impõe que se pague para obter certos níveis de actuações. E assim este ano o festival esteve assente em Liars, The National e «Rinôçerôse», cada banda actuando em dias diferentes, ao que se seguíam noites animadas por dj's nacionais após os respectivos concertos.

Não conheço bem The National. Conhecia de ouvir um par de vezes o seu último álbum, "Boxer". Achava que não eram bem da minha preferência. Achava que nem gostava muito, aliás. O género era interessante, mas achava a voz entediante, as músicas arrastadas. Talvez por isso o concerto surpreendeu-me... pela positiva! É claro que o ambiente ajudou. No entanto, os The National revelaram saber tocar com qualidade e fazer-me ver (ou será ouvir?) todo um outro dinamismo nos seus temas que eu desconhecia existir.
Por outro,lado o contacto com o público foi interessante. Na linha da frente, um grupo de fãs (e possivelmente adeptos do Vitória), prolongavam as músicas cantando perfeitamente as letras, mesmo após o final destas. Isto levou um dos guitarristas a declarar "You even beat the Irish!". Ficou por esclarecer em quê!
Outro comentário, desta vez proferido pelo vocalista Matt Berninger, foi acerca do ambiente e do cenário no qual estava presente, para êxtase do público: "We've played in a lot of different places... But few were such beautiful as this...".
Vou com certeza repetir a audição de "Boxer" e quem sabe dos três outros álbuns anteriormente editados. Um bom concerto para entrar na época oficial de Verão.



Sem comentários: