sexta-feira, 22 de maio de 2009

[Bau de Memórias] Boneco de Neve

Aqui há uns tempos descobri este video que me despertou memórias antigas.
Acho que estava a ver vídeos de animação mais antigos, incluindo nomeados para Oscar. Sempre gostei de animação... Para crianças, sem ser para crianças, curtas, longas... bem, agora acho que sobretudo curtas, isto para além de um desenho animado ou outro que de vez em quando apanho na televisão. Quando estive na Polónia no curso de EILC, tivemos uma sessão de visionamento de cinema de animação polaca. Acho que isso voltou a despertar o meu interesse pelo assunto, sobretudo por causa de "Tango" que cheguei a postar aqui, uma genial curta de animação polaca que ganhou o Oscar em 1981.
Mas não era desse vídeo que vinha agora falar. Curiosamente, "The Snowman" surgiu no ano seguinte, 1982, e foi também candidato a Oscar, mas sem o vencer. Apesar isto, só descobri nesta altura tudo isto mesmo já conhecendo a animação desde a minha infância...
Dizem que os cheiros podem ser por vezes a memória mais antiga. Para mim são os sons... ou melhor, as músicas! (Talvez porque o meu olfacto não é lá grande coisa...) Lembrava-me de algumas cenas desta animação, de algumas partes da história, do género do desenho... mas o que me fez o "clique" quando estava a rever este vídeo após tantos anos foi mesmo a música. A música fez-me transportar para os meus 10 anos (?) e estar no instituto britânico de Guimarães, que ainda agora fica mesmo no centro histórico da cidade, na sala onde estava o vídeo VHS e uma televisão, num daqueles dias em todos os alunos gostavam, porque íamos ver um filme!
Aconselho a verem a animação se não conhecem. Mesmo que não o tenham visto na vossa infância, acho que "The Snowman" (na altura nem sequer sabia o nome da animação) faz qualquer um voltar atrás no tempo e sentirmo-nos um pouco crianças. Afinal, o espírito do filme é todo esse mesmo!

Sem comentários: